sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Tecidos...


Vira e mexe nos deparamos com a seguinte dúvida: qual o tecido mais confortável para encarar este calorãao dos infernos?
Vejamos. O que influencia no conforto do tecido é o modo como ele é construido e suas propriedades enquanto fibra. A propriedade mais importante das fibras é o regain, ou seja, a capacidade de absorver umidade do ambiente externo.
As fibras que posuem um regain mais alto são o algodão (8%), seda e linho (13%) e poliamida (6%). Geralmente as fibras naturais possuem maior absorção de umidade, nesse aspecto a poliamida apesar de ser sintética tem um regain mais alto devido ao fato de sua estrutura molecular ser similar ao de uma proteina (seda!!!), por isso seu uso em larga escala em produtos fitness. Já o poliéster possui um regain de apenas 0,5% (não é atoa que ele é utilizado na construção de sombrinhas e guarda-chuvas!)

Quanto à construção do tecido encontramos 3 tipos: tafetá, sarja e cetim. Não estamos falando de nomes comerciais, e sim de armações.
O tafetá é uma estrutura de armação simples, que chamamos de 1x1. Quase todos os tecidos possuem essa armação: chita, voil, tricoline, etc., incluindo o tafetá que conhecemos como tecido de festa. O tecido de nome tafetá geralmente é composto de seda (nobre!) ou poliéster (pobre, preço mais baixo, em torno de $5,oo) e recebe tratamento especial para ter caracteristicas acetinadas. Os tecidos que tem este tipo de construção são em geral mais resistentes.
Os tecidos de armação sarja tem uma estrutura um pouco mais elaborada, sendo a mais conhecida 3x1. Suas formas comerciais mais conhecidas são o Jeans, o brim e a própria sarja (rs). Sua aplicação é maior na moda corporativa (uniformes) devido ao fato de não reter sujeira!!!
Já o cetim recebe este nome tanto no meio técnico quanto no comercial. É o tecido sedoso e brilhante que todos nós conhecemos, e possui estas caracteristicas devido à sua armação (chamada curso 7). É uma armação complexa demais para ser explicado somente neste post.

Enfim, na hora de escolher tecidos e roupas para enfrentar o calor devemos ficar mais atentos à sua composição, e não somente observar a beleza do tecido. Devemos ficar mais atentos ao nosso conforto, para que não tenhamos problemas depois... Isso já é assunto para outro post, hehe!
see ya

Um comentário:

Janu Vargas disse...

Nooossa, qndo olhei essa foto a primeira vez pensei q fosse uma rosa!
Muito original